01 abril 2011

Estará a porosidade das areias relacionada com a granulometria e com o grau de calibragem?


1.TEMA/TEORIA: Porosidade das rochas areníticas - granulometria e grau de calibragem


2.RESUMO: As areias são rochas sedimentares detríticas predominantemente constituídas por sedimentos de origem detrítica, resultantes do processo de meteorização e erosão de rochas pré-existentes. Deste modo, as areias são rochas desagregadas, e entre os seus grãos existem espaços ou poros onde a água ou o ar podem circular e, por essa razão, as areias são permeáveis. A relação percentual entre o volume de poros vazios de uma amostra de rocha e o volume total da mesma amostra dá-nos a porosidade da rocha em estudo. Os sedimentos constituintes destas rochas, podem apresentar um maior ou menor grau de calibragem, sendo que um sedimento se considera bem calibrado quando os detritos têm, aproximadamente, o mesmo tamanho. Para além da calibragem, as rochas sedimentares podem, também, ser distinguidas por processos de granulometria, sendo este utilizado na classificação de uma rocha de acordo com os diversos tamanhos de grãos que a compõe.


3.PALAVRAS-CHAVE: porosidade, granulometria, calibragem, sedimentos, permeabilidade, água, volume, rochas

4.OBSERVAÇÃO:



Nota:



  • As areias encontram-se na tabela pela ordem crescente de tamanho dos sedimentos que a constituem, ou seja, a areia fina é a que apresenta sedimentos de menores dimensões e o cascalho grosso de maiores dimensões.

  • O material com maior porosidade é a areia grossa e, por outro lado, o material com menor porosidade é o cascalho fino.

  • Comparando amostras com a mesma massa (300g) foi a amostra de areia fina que ocupou menor volume, e a de cascalho grosso que ocupou maior volume.

  • Não foi possível observar-se proporcionalidade entre o tamanho dos sedimentos constituintes das areias e a sua porosidade;


  • O cascalho grosso e a mistura eram as amostras que apresentavam pior calibragem;

  • Também não se observou relação entre o grau de calibragem e a porosidade das rochas sedimentares em estudo.

  • 5.DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:


    Com o aumento da porosidade, aumenta a permeabilidade do solo em estudo, pois o espaço entre os grãos aumenta e a água atravessa o solo mais fácil e rapidamente. Seria de esperar que as areias constituidas por sedimentos mais pequenos, e consequentemente, com maior poder de encaixe, apresentassem menor porosidade. Ao contrário disto, e como foi já observado, não se verificou qualquer tipo de relação entre a porosidade e a granulometria ou grau de calibragem das areias. A falha nos dados obtidos no nosso estudo pode ser justificado com o facto de estarmos a usar amostras demasiado pequenas para estudar solos de grandes dimensões. A mistura foi utilizada como um exemplo de má calibragem, por apresentar sedimentos com dimensões muito variadas. Esperava-se, com esta amostra, que a porosidade dimuisse, uma vez que as particulas de menores dimensões completariam os espaços vazios deixados pelas partículas de maiores dimensões. Também isto não foi possível observar-se, o que comprova, mais uma vez, a falha do nosso estudo.


    Referências: Amparo Silva, Maria Gramaxo, Almira Baldaria, José Baldaia, José Félix. "Terra Universo de Vida", 2ª parte- Geologia. Editora Porto Editora


    Publicado por: Ana Raquel Faria

    1 comentário:

    1. Bom trabalho. Gostei do teu relatório.
      No resumo podias ter referido melhor as rochas sedimentares. As figuras deveriam ser numeradas. Na discussão existem algumas falhas científicas. A tua conclusão não está de acordo com os dados que apresentas.

      ResponderEliminar