Processos e materiais importantes em ambientes terrestres (floculação)
2.RESUMO:
As rochas argilosas são constituídas por materiais cujas dimensões são bastante reduzidas (inferiores a 1/256) e correspondem a cerca de 80% do conjunto de rochas sedimentares.
As partículas argilosas são transportadas pela água, podendo depositar-se em várias zonas, tal como o mar, onde formam rochas argilosas, pelo que é evidente um efeito da água salgada neste processo.
3.PALAVRAS-CHAVE:
Argila, Cloreto de Sódio, Deposição, Floculação, Força gravítica,
4.OBSERVAÇÃO:
Legenda:
1- Tubo de ensaio com água destilada (10 ml) e argila (1 g);
2 - Tubo de ensaio com solução de cloreto de sódio (28 g/l) e argila (1g).
No tubo de ensaio onde se misturou a argila com a solução de NaCl, verificou-se que a sedimentação ocorreu mais rapidamente. Tal facto deve-se à ocorrência de floculação, em que todas as partículas se unem, formando flocos de maiores dimensões e, consequentemente, com maior massa, depositando-se com maior velocidade.
Deste modo, é possível concluir que o NaCl é um elemento muito importante na deposição de materiais argilosos, uma vez que acelera o processo de sedimentação, dado que a floculação ocorre devido à sua influência, formando depósitos (devido à actuação da força gravítica), que depois evoluem para rochas argilosas.
Referências:
- Amparo Silva, Maria Gramaxo, Almira Baldaia, José Félix. "Terra Universo de Vida", 1ª parte - Biologia. Editora Porto Editora
Publicada por: Daniela Nogueira.
Referências:
- Amparo Silva, Maria Gramaxo, Almira Baldaia, José Félix. "Terra Universo de Vida", 1ª parte - Biologia. Editora Porto Editora
Publicada por: Daniela Nogueira.
O teu relatório está razoável.
ResponderEliminarO tema não evidencia a importância da floculação na actividade. No resumo não fazes referência á floculação e á sedimentação. Falta a imagem do “antes”. Na discussão deverias ter falado dos ambientes de sedimentação.
Comentário ao blogue.
ResponderEliminarGosto muito do vosso blogue. Excelente trabalho.
Existem postagens sem referências bibliográficas.