01 abril 2011

Relatório de observação - Qual a importancia do NaCl na deposição de materiais argilosos?

1. TEMA/TEORIA:
Processos e materiais importantes em ambientes terrestres


2. RESUMO:
Rochas sedimentares são rochas que se formam à superfície ou próximo dela, a partir de sedimentogénese seguida de diagénese. Um dos grupos pertencentes às rochas sedimentares são as rochas detríticas constituídas por sedimentos resultantes de meteorização e erosão de rochas preexistentes. São exemplos rochas sílticas e argilosas. Estas rochas têm granulometria muito fina. As rochas argilosas são constituídas por materiais cujas dimensões são inferiores a 1/256 mm. Sendo estas partículas extremamente pequenas necessitam de uma ajuda para conseguirem depositar-se. A essa ajuda chamamos floculação.


3. PALAVRAS CHAVES:
Rochas sedimentares, rochas detríticas, rochas argilosas, partículas, granulometria, floculação, transporte, deposição.


4. OBSERVAÇÕES:

Figura A


Legenda da figura A:
1- sedimentos de argila em água destilada
2- sedimentos de argila em água destilada com NaCl

•É possível observar que no tubo de ensaio 2 (água destilada com NaCl) há deposição de sedimentos enquanto que no tubo de ensaio 1 (água destilada) os sedimentos apenas ficam suspensos.



5.DISCUSSÕES DOS RESULTADOS:
Para verificar a importância do NaCl fez-se a comparação entre a deposição de argila em 2 meios: o primeiro em água salgada e o segundo em água destilada. Na água salgada verificou-se uma floculação rápida e na água destilada as partículas apenas ficaram suspensas. Sendo a argila constituída por partículas muito finas e pequenas, não sofrem deposição, apenas são sujeitas a transporte. Portanto como o sal (NaCl) é um mineral que estabelece relações electroquímicas com a argila forma flocos maiores e pesados que tem como consequência a deposição dos mesmos. Pode-se concluir então que o NaCl é importante na deposição de materiais argilosos.
Em relação ao que se passa na foz dos rios quando as argilas transportadas se misturam com a água salgada, é importante salientar que a velocidade da água nas proximidades da foz diminui o que possibilita a deposição de sedimentos. Como as partículas de argila são muito pequenas e leves não se depositam. Portanto é necessário que as partículas entrem em contacto com água do mar para que ocorra floculação e assim depositarem-se.

1 comentário:

  1. Bom trabalho. Gostei do teu relatório.
    No tema não referes que o objecto principal é a floculação. No resumo poderias ter referido mais a floculação. Não considerei as “partículas” nas palavras-chave (podes substituir por sedimentos). Falta a imagem do “antes”. Atenção à linguagem científica e ao português.

    ResponderEliminar