04 fevereiro 2011

Relatório de observação - Reprodução sexuada nas plantas com flor (semente e fruto)

1.TEMA/TEORIA:
Reprodução sexuada nas plantas com flor

2.RESUMO:
Na reprodução sexuada ocorre fecundação de células especializadas, os gâmetas. Nas plantas com flor, os gâmetas masculinos são os anterozóides que se fundem com os gâmetas femininos, as oosferas, formando um zigoto que, por mitoses sucessivas, dá origem a um embrião. Após a fecundação, o tegumento do ovário, o embrião e o endosperma originam a semente.
As sementes encontram-se encerradas no pericarpo, que corresponde às paredes desenvolvidas do ovário. O conjunto das sementes e do pericarpo constitui o fruto.


3.PALAVRAS-CHAVE:
óvulo, ovário, embrião, pericarpo, semente, fruto

4.OBSERVAÇÃO:


  • Semente - Feijão





  • Fruto - Maçã


Legenda:
  1. Endosperma
  2. Embrião
  3. Tegumento
  4. Pedúnculo
  5. Semente
  6. Endocarpo
  7. Mesocarpo
  8. Epicarpo ou Exocarpo
5.DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:
O planta que produz o feijão é uma dicotiledónea, pois possui sementes(feijões) que se podem dividir em 2 cotilédones.A semente resulta do óvulo fecundado, sendo constituída por endosperma,tegumento ou casca e um embrião. A planta cresce a partir do embrião que germina e se vai alimentando de substâncias que se encontram no endosperma (amido e proteínas). O tegumento, que corresponde à parte externa da semente, desenvolveu-se a partir do tecido que envolvia o óvulo. As paredes do ovário, desenvolveram-se e deram origem ao pericarpo qe, juntamente com as sementes origina o fruto.
O fruto, para além de proteger as sementes, funciona como uma atracção para os animais, que se vão alimentar dele, pois contém substâncias nutritivas e, deste modo, transportam as sementes para outros lugares.
O fruto possui 3 camadas, denominadas epicarpo (ou exocarpo), mesocarpo e endocarpo. O epicarpo é vulgarmente designado por casca e corresponde à camada que se encontra no exterior, que pode ser lisa, rugosa, espinosa ou possuidora de pêlos. A camada abaixo, o mesocarpo, assim designado por provir do mesófilo carpelar, pode armazenar substâncias de reserva. Por último, o endocarpo, que corresponde à camada mais interna, é a camada que envolve as sementes sendo , por isso, a camada mais resistente na maioria dos frutos.
Há vários tipos de frutos, que podem distinguir-se segundo diferentes critérios:

Composição

  • Simles, se os carpelos estão unidos uns aos outros, mesmo que apenas seja numa primeira fase de desenvolvimento (ex: limoes, pêras e pepinos)
  • Complexos, se os carpelos se desenvolvem sepradamente (estão separados desde a flor;
    ex: morango e magnólia)
Abertura

  • Deiscentes, se abrem na maturação, normalmente secos (ex: castanha e a maioria das leguminosas)
  • Indeiscentes, se não se abrem naturalmente (ex: laranja e melão)
Os frutou podem ainda ser :

  • Carnosos, se possuem um pericarpo suculento
    - Baga, se o ovário possui sementes livres (ex: tomate, limão e uva)
    - Drupa, se possui ovário unicarpelar e a semente está adere ao endocarpo duro, o caroço (ex: pêssego, ameixa, azeitona)
    - Pomo, se é um pseudofruto constituido por um ou mais carpelos (ex: maçã e pêra)
  • Vagem - se o fruto possui duas fendas, através das quais se abre. Vagem, é o termo utilizado para caracterizar o frutos das leguminosas. (ex: feijão, ervilha)
  • Síliqua - fruto geralmente alongado, abre-se através de 4 fendas longitudinais e possui, no seu interior, um septo plano. (ex: couve, repolho)
  • Noz - na maioria dos casos, possui apenas uma semente. Na maturidade, não se abre, e a parede do seu ovário torna-se muito dura. (ex: avelã, bolota, noz (da nogueira))
Referências:
- Amparo Silva, Maria Gramaxo, Almira Baldaia, José Félix. "Terra Universo de Vida", 1ª parte - Biologia. Editora Porto Editora
- Wikipédia.org

1 comentário:

  1. Bom trabalho. Gostei do vosso relatório.
    No resumo faz falta referir a função do fruto e da semente (na generalidade). No resumo e na discussão o tegumento da semente possui diferente origem. A classificação dos frutos aproxima-se muito da fonte seleccionada.

    ResponderEliminar