19 novembro 2010

Relatório de observação - Mitose

1. TEMA/TEORIA
Crescimento e renovação celular - Mitose
2.RESUMO
A principal característica da vida celular é a sua natureza cíclica; as células crescem, aumentam o seu conteúdo e depois dividem-se. Num ciclo celular comsideram-se 2 fases: a interfase e a fase mitótica que diz respeito ao período de divisão celular. A fase mitótica é, por sua vez dividida em mitose e citocinese.

3.PALAVRAS-CHAVE

Ciclo celular; Mitose; Prófase; Metáfase; Anáfase; Profáse; Cromossomas

4.OBSERVAÇÃO/RESULTADOS






Foi possível distinguir as diferentes fases da mitose, tendo em conta as suas principais características:

  1. O material genético não se encontra organizado no núcleo e está mais visivel;
  2. Os cromossomas encontram-se alinhados no plano equatorial da célula;
  3. Os cromossomas irmãos encontram-se alinhados e ascendem aos polos;
  4. A célula possui dois núcleos organizados.

5.DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

  • Em 1 a céula encontra-se na prófase, uma fase caracterizada por uma desorganização nuclear e do nucleólo, pelo inicio da formação do fuso acromático e pelo encurtamento dos cromossomas, que se tornam mais visiveis;
  • Em 4 está representada uma metáfase, fase em que os cromossomas (com 2 cromatídeos e um centrómero) se alinham no plano equatorial do fuso acromático, formando uma placa equatorial;
  • Em 3, a célula realiza uma anáfase, em que o centrómero sofre clivagem, levando à separação dos cromatídeos de cada cromossoma-mãe, e originando dois cromossomas-filhos, cromossomas, esses, que ascendem aos polos, posteriormente.
  • Em 4, conseguiu visualizar-se uma Telófase, fase em que se dá a organização dos núcleos das células filhas, com a reorganização da membrana nuclear, destruição do fuso acromático, e alongamento dos cromossomas tornando-os invisiveis.

Referências: Amparo Silva, Maria Gramaxo, Almira Baldaia, José Félix. "Terra Universo de Vida", 1ª parte - Biologia. Editora Porto Editora

1 comentário:

  1. O relatório está razoável. A sobriedade e a linguagem são boas. A teoria está correcta e as palavras chave também, embora incompletas.
    No resumo falta referir a função da mitose e as fases da mitose. Nas obervações faltam figuras de mitose e as fases não estão identificadas. Na discussão falta referir, em cada um das fases, as características das imagens que vos permitiram identificar. Não refrem a interfase.

    ResponderEliminar