21 março 2010

Seres vivos do Paleozóico - GONIATITES





Este trabalho tem como objectivo o estudo das especíes do Paleozoico, surgindo como complemento ao estudo feito durante a Visita ao Parque Paleozóico de Valongo como falamos na postagem anterior. assim, a espécie que tentaremos dar a conhecer é a goniatite.
As Goniatites são um tipo de Ammonoides tendo evoluído dos Nautiloides, há aproximadamente 400 milhões de anos atrás. Estes animais estão já extintos desde o Pérmico, tendo, contudo, um passado em comum com o polvo e o calamar.






Este ser vivo viveu na era Paleozóica, do periodo Devonico ao Pérmico, tendo-se extinguido há 250 milhoes de anos atrás.








- No Devónico o clima era quente e o nível dos oceanos alto. Este periodo é conhecido por "idade dos peixes" devido ao aumento significativo destes que, no entanto,acabaram por se extinguir no final do mesmo. É, também, no devonico que surgem os primeiros anfíbios e as primeiras formas de amonites (como a goniatite). As trilobites iniciam aqui a sua decadencia.



- Ainda na mesma era segue-se o período Carbonífero que adopta este nome devido as grandes quantidades de carvão mineral encontradas em formações rochosas da época na Inglaterra. Formações de carvão estas que tinham origem nas grandes florestas e pântanos que caracterizam as terras deste período



- O Pérmico é o período que encerra a era Paleózoica. Neste, o clima já não era o mesmo e a parte meridional da Terra atravessava uma glassiação. Na faixa central do planeta o clima era, agora, quente e humido. Esta alteração do clima levou a extinção de 90% dos seres da Terra




Morfologia

As goniatites são um exemplo notável de simetria e têm uma estrutura geral semelhante á das amonites, sendo um animal livre da natação que possui uma cabeça e braços bem desenvolvidos.

Possui adaptações que lhe permitem flutuar na água, como um escudo dividido em câmaras internas preenchidas com gás.

As câmaras internas são separadas por paredes finas o que faz com que na direcção das mesmas mas na superfície do escudo se formem ondulações como os fosséis de goniatites comprovam.












Esta investigação permitiu, mais uma vez, melhorar os nossos conhecimentos. Ficamos a conhecer um pouco mais sobre o passado do planeta Terra e dos seres vivos que nele habitavam.



Referências bibliográficas: